Varizes Pélvicas

O que são varizes pélvicas?

São veias dilatadas na pelve feminina, que podem causar sintomas crônicos como dor na pelve ou no lado esquerdo do abdome, cansaço, dor durante a relação sexual ou durante o ato de urinar ou sangramento pela urina.

 

Tenho dor crônica na pelve. Como saber se tenho varizes pélvicas?

As varizes pélvicas são mais comuns em mulheres jovens ou que ainda não atingiram a menopausa. Por não serem visíveis, seu diagnóstico pode demorar muito, até mesmo anos. A consulta com o ginecologista ou urologista pode ser de grande valor para suspeitar da doença. Um ultrassom transvaginal com Doppler é geralmente o primeiro exame realizado para fazer a triagem e encaminhamento a serviço especializado de tratamento.

 

 

As varizes pélvicas precisam ser operadas como as varizes dos membros?

Não. Inicialmente é realizado o tratamento clínico. Em casos mais graves ou em que o tratamento clínico não tem sucesso, podem ser empregadas ténicas minimamente invasivas, como a embolização das veias ovarianas. Os procedimentos minimamente invasivos devem ser realizados por cirurgiões endovasculares e intervencionistas habilitados para procedimentos de alta complexidade.