Úlcera Venosa

O que é a insuficiência venosa crônica?

A insuficiência venosa crônica compreendem os casos mais graves de doença de varizes dos membros: presença de inchaço, manchas nas pernas, coceira e irritação perto do tornozelo e a presença de úlceras.

 

Todos os casos de insuficiência venosa crônica devem ser sempre operados?

Não. Além do tratamento clínico que ameniza os sintomas, técnicas menos invasivas como a escleroterapia com espuma de polidocanol são empregados. Em muitos casos, porém, somente a cirurgia de varizes convencional pode trazer os melhores resultados.

 

Tenho uma úlcera na perna. O que eu faço?

Apesar de 85% das úlceras serem devido a problemas nas varizes e da insuficiência venosa crônica, outros casos são devido a obstrução arterial ou a outras causas menos frequentes. O diagnóstico diferencial é fundamental para o tratamento. Além disso, é necessário o tratamento da causa e não somente da úlcera. Para isso, faz-se uso da consulta especializada e da investigação minuciosa com o ultrassom com Doppler por profissional habilitado.

 

A aplicação de espuma pode ser empregada em todos os casos de varizes ou úlceras?

Não. A aplicação de espuma de polidocanol guiada por ultrassom é uma técnica largamente utilizada, melhor indicada nos casos de varizes e úlceras em que o tratamento cirúrgico não possa ser adequadamente empregado. Mesmo assim, em mãos de cirurgiões vasculares treinados e acostumados com a técnica, possui excelentes resultados, com altos índices de melhora dos sintomas e cicatrização de úlceras.