Trombose Venosa 

O que é trombose?

Trombose é qualquer formação de coágulo em qualquer vaso sanguíneo, seja artéria ou veia. A trombose da artéria é uma doença totalmente diferente da trombose da veia, e não deve ser confundida. A trombose mais comum é aquela que acomete as veias dos membros inferiores, causando inchaço e, em casos mais graves, a migração do coágulo para o pulmão, o que é chamado de embolia pulmonar.

 

Quem tem risco de ter trombose?

Os fatores de risco mais comuns que podem levar à trombose nas veias dos membros inferiores são a idade avançada, história na família, cirurgia recente, obesidade, câncer, imobilização prolongada, varizes de membros inferiores, viagens longas e desidratação.

 

Flebite e trombose são a mesma coisa?

Não exatamente. A flebite é o entupimento de vasos superficiais nos membros, enquanto a trombose acomete os vasos profundos. Suas características clínicas são diferentes, assim como seus tratamentos.

 

Quem tem trombose tem risco de perder o membro?

A trombose venosa só causa risco para o membro em casos muito graves, o que ocorre raramente. A avaliação da gravidade e da extensão da trombose é melhor feita com consulta especializada e investigação com exame de ultrassonografia com Doppler.

 

Como se trata a trombose?

Muitos tratamentos são disponíveis, a depender do caso, desde uso de medicações para “afinar” o sangue (anticoagulantes) até procedimentos que retiram o coágulo do interior da veia dos membros ou dos pulmões.