Linfedema

O que é o linfedema?

O linfedema é o edema no membro superior ou inferior causado pelo mau funcionamento dos vasos linfáticos. Pode ter seu início ainda na infância ou adolescência, porém é mais normalmente visto em pessoas previamente hígidas, após linfangites nos membros, ou após cirugia para o câncer de mama.

 

Existe tratamento para o linfedema? Os resultados são bons?

Sim. Deve ser tratado primeiramente a causa, como no caso das infecções e das lesões na pele que podem favorecer a entrada das bactérias. As drenagens linfáticas e as terapias de compressão elástica e inelástica são essenciais para restaurar a função do vaso linfático danificado. Os resultados podem variar muito conforme a gravidade da doença, desde cura total até melhora parcial com acompanhamento médico e fisioterápico a longo prazo.

 

Minhas pernas incham no final do dia. Isso é linfedema?

Geralmente o linfedema causa inchaço em pé e perna, iniciado desde o começo do dia, com piora progressiva. Algumas causas de edema de pernas, entretanto, são essencialmente a falha de funcionamento da musculatura da panturrilha encarregada de empurrar o sangue de volta ao coração. Procure um cirurgião vascular para realizar o diagnóstico diferencial entre essas duas situações.