Doença Aterosclerótica das Carótidas

O que é a estenose de carótida?

A estenose ou oclusão da carótida é uma doença muito comum e pode ser responsável por casos de ataque isquêmico transitório (princípio de derrame) ou de acidente vascular encefálico (derrame propriamente dito). Pode causar o infarto de parte do cérebro devido a fragmentos da placa de ateroma que se desprendem e são levados pelo fluxo do sangue.

                      

O que leva à doença aterosclerótica da carótida?

Fatores de risco para a aterosclerose como o tabagismo, diabetes, hipertensão, colesterol aumentado, fatores genéticos, sedentarismo e obesidade.

 

Como investigar se eu tenho placa na artéria carótida?

O exame de triagem a ser realizado é o ultrassom com Doppler das artérias carótidas e vertebrais. Em caso positivo ou duvidoso, a investigação pode ser continuada com a angiotomografia, angioressonância ou angiografia digital.

 

Quando tratar a estenose de carótida?

Pacientes com sintomas de isquemia (ataque isquêmico transitório ou acidente vascular encefálico) que apresentem estreitamento significativo do vaso ou pacientes sem sintomas, mas que possuam alto risco para isquemia.

 

Como posso tratar a estenose de carótida?

Além do tratamento clínico, com controle da pressão arterial, diabetes, colesterol e interrupção do tabagismo, por exemplo, dois tipos de tratamento invasivo podem ser indicados: a endarterectomia de carótida e a angioplastia com stent.