Aneurismas da Aorta Abdominal

O que é o aneurisma da aorta abdominal?

Ao contrário da aterosclerose, o aneurisma é a dilatação da parede da aorta abdominal, devido seu enfraquecimento. A aorta abdominal é a maior artéria do abdome e leva sangue para as vísceras, pelve e para os membros. Está mais presente no sexo masculino, maiores de 60 anos, tabagistas, hipertensos e que tenham história do aneurisma em parentes próximos.

 

O que pode acontecer se eu tiver um aneurisma de aorta?

Algumas vezes o aneurisma pode crescer até um ponto e depois ficar estável. Entretanto, em muitos pacientes a aorta pode chegar a um tamanho em que pode romper, causando hemorragia interna grave e até a morte. Na maioria das vezes o aneurisma não dá sintomas, sendo um achado quando o paciente realiza exames para outras finalidades.

 

Como investigar se eu tenho aneurisma de aorta?

O exame de ultrassonografia da aorta é o suficiente para determinar o tamanho e extensão de um possível aneurisma. Em casos positivos, geralmente indica-se uma angiotomografia da aorta.

 

Quem deve investigar obrigatoriamente o aneurisma de aorta abdominal?

Homens de meia idade, tabagistas, hipertensos e com história familiar de aneurismas.

 

Quando tratar o aneurisma de aorta abdominal?

A indicação de tratamento depende de características clínicas e do tamanho do aneurisma. Somente a consulta com um cirurgião vascular habilitado poderá determinar quando estaria indicado o tratamento.

 

Quais são os tratamentos disponíveis para o aneurisma de aorta abdominal?

Dependendo do caso, pode-se indicar a correção cirúrgica aberta ou a correção minimamente invasiva (tratamento endovascular). Em alguns casos, somente a observação clínica é necessária.